A parte elétrica da sua casa

31/03/2017

Notícias Damebe

A manutenção elétrica de uma casa ou apartamento é importante não apenas para o bom funcionamento e andamento da residência, mas também para garantir a segurança dos moradores e o perfeito estado de conservação do imóvel.

Perigo

Se você notar problemas óbvios como fios desencapados, picos de energia, cheiro de queimado, conta de luz elevada, temperatura alta nas tomadas e nos aparelhos ou eletrodomésticos estragando sem motivo aparente, redobre a atenção, pois tudo isto indica que as instalações elétricas realmente estão comprometidas.

Periodicidade

À medida em que os problemas vão surgindo, faça os devidos consertos. Mas não se esqueça da manutenção preventiva, que deve ser feita, no mínimo, a cada dez anos. Aproveite e substitua tomadas, benjamins, interruptores, cabos e fios comprometidos. Pode ser preciso trocar disjuntores – consulte um eletricista!

Proteção

Um cuidado indispensável na manutenção de redes elétricas é investir em dispositivos de proteção, a exemplo o Diferencial Residual (DR), um dispositivo que protege tanto animais como pessoas do efeito de um possível choque elétrico, pois detecta eventuais fugas de corrente da instalação e desliga, imediatamente, o circuito. Outro elemento importante é o aterramento, que deve ser muito bem feito.

Cabos

Também é importante verificar se o dimensionamento dos cabos e fios é suficiente. O ideal é que a bitola (largura do fio) respeite as normas da ABNT. Além disto, a fiação deve ser bem instalada e contar com boas conexões, a fim de evitar fios derretidos, choques elétricos e aquele incômodo cheirinho de queimado.

Gambiarras, improvisos e sobrecargas

De nada adianta fazer a manutenção se, no dia a dia, são cometidos erros graves como ligar vários aparelhos em uma única tomada, usar benjamins demais, emendar fios de maneira inadequada, utilizar aparelhos de potência incompatível com a rede elétrica, deixar extensões soltas pelo piso, usar produtos de qualidade duvidosa e/ou permitir que profissionais não especializados realizem serviços elétricos…

Profissionalismo

A menos que você mesmo seja eletricista, não faça ligações de tomadas, alterações nos disjuntores e adaptações nas instalações elétricas por conta própria. Sempre que for preciso, chame um bom profissional para fazer os reparos.

Fonte: Blog Casa Show









Damebe. Construindo a história da sua vida.