Como adaptar seu gato ou cão à casa nova

31/03/2017

Notícias Damebe

Tanto para humanos quanto para pets, a casa nova é uma experiência que mexe com o dia a dia e precisa ser explorada para que haja maior adaptação.

Para os animais, a readaptação começa com novas demarcações de território e reconhecimento de cheiros e sons, já que tudo o que antes era rotineiro deixou de existir. Aí, a dica ao tutor é permitir uma independência supervisionada para que o cão (ou gato) possa explorar e, ao mesmo tempo, não se sentir abandonado.

Mas, antes da exploração do novo ambiente, medidas preventivas precisam ser tomadas (sim, antes mesmo da mudança ser efetivada): fique de olho se existem pontas de pregos ou parafusos proeminentes ou coisas que possam ser cortantes pelo chão ou ao alcance deles, evitando possíveis machucados desnecessários.

Veja, também, se não há buracos nos muros ou se o espaçamento entre as grades não facilita a escapada.

Já para os moradores de apartamento, existe algo que não se pode abrir mão de jeito nenhum: redes de proteção em todas as janelas.

Que fazer na hora do vai e vem de caixas e afins? Separe um ambiente temporário isolado na nova casa para colocar o pet, onde também vão ficar suas “coisinhas”, água e alimento. Este espaço reservado deve ser mantido durante os primeiros dias. Uma boa recomendação é tentar reproduzir algo que se pareça com a casa antiga, deixando objetos que ele conheça por perto.

Passada a fase mais crítica, procure restabelecer as rotinas da casa anterior, o que faz com que tudo pareça estável, principalmente no que diz respeito aos horários e quantidade de refeições. Procure também manter os mesmos horários de passeio, escovação e exercícios.

Use o mesmo pedaço de pano de algodão que você tenha passado pelo corpo do animal em móveis, paredes e portas. Faça isto até perceber que ele já está se esfregando nestes lugares.

No caso específico dos cães, vá mostrando a casa nova aos poucos e deixando-o cheirar tudo enquanto você caminha com ele na guia. Aproveite o momento para levá-lo aos arredores da casa, para que se acostume com a região e a reconheça.









Damebe. Construindo a história da sua vida.